Trilha do Pouso do Rochedo - São Francisco Xavier - SP

by - 3.12.20

 


Para quem busca um lugar para relaxar, a pequena vila de São Francisco Xavier, localizada no pé da Serra da Mantiqueira é o local perfeito. Há apenas poucas horas de São Paulo é uma alternativa para quem quer um destino mais tranquilo e barato do que Campos do Jordão.

 

Saímos pela Rod. Dutra até chegar na cidade de São José dos Campos, essa parte é bem asfaltada e possui alguns pedágios que totalizaram R$14,10, após passar pela cidade não tem mais pedágio, porém é uma estrada de mão dupla pra subir a Serra por 50km, que necessita cuidado. Assim que chega na vila é possível perceber que ela é bem pequena e tranquila.

Essa viagem foi realizada em Agosto de 2020.

Trajeto São Francisco Xavier com praças de pedágio informações tiradas do site https://qualp.com.br/


É possível se hospedar tanto em chalés afastados, quanto na vila. Na vila, a vantagem é ter fácil acesso aos restaurantes e comércio e curtir um pouco a pracinha do centro. No mato, é para quem quer tranquilidade e paz. Nesta cidade pesquisamos algumas trilhas: Trilha do Pico da Onça (que interliga até Monte Verde), Trilha do Queixo D'Anta e Trilha do Pouso do Rochedo, além do Mirante da pedra de São Francisco que é possível realizar uma parada no caminho de ida ou volta.

 

Todas essas trilhas começam em pontos onde é necessário passar por estradas de terra, então se estiver chovendo ou tiver chovido dias antes, exige um cuidado para não atolar o carro. Infelizmente só conseguimos realizar a Trilha do Pouso do Rochedo, a única paga, dessa vez.

 

Nós reservamos um chalé pelo Airbnb, o chalé do Edson, que possui um enorme jardim, uma pequena cachoeira no fundo e uma gruta de meditação e fica bem em frente à praça da vila. A gruta de meditação foi algo que nos chamou bastante atenção, pois era uma novidade, e dentro dela possui alguns bancos para meditar e sua estrutura causa um forte eco.


Gruta de Meditação

Trilha do Pouso do Rochedo


Vídeo - Trilha Pouso do Rochedo

O Pouso do Rochedo é uma propriedade particular localizada no alto de um monte da Serra da Mantiqueira. Para chegar até lá é necessário enfrentar uma estrada de terra morro acima, apesar da chuva no dia anterior conseguimos chegar com um carro 1.0, porém dependendo das condições da estrada no dia deve-se tomar cuidado para o carro não atolar.

 

Para realizar a trilha é cobrada uma taxa de R$30,00. Por esse valor pode-se passar 4h na propriedade (não sei como esse tempo é controlado, mas é o suficiente para realizar todo o percurso com calma e aproveitar bem as paradas) e inclui o estacionamento. Quem está hospedado em um de seus chalés não paga a taxa.

 

A trilha possui 8 cachoeiras na parte baixa e 3 mirantes após passar a ponte de pedra, eles não fornecem o mapa abaixo, então uma sugestão é baixar o mapa abaixo no seu celular, ou levar impresso.


Mapa do Pouso do Rochedo - retirado do site https://pousodorochedo.com.br/

A entrada da trilha começa do outro lado da rua e seguindo pela direita após a entrada, onde é possível ver as primeiras 5 cachoeiras antes de voltar para o centro onde tem a ponte de pedra, essa parte é bem tranquila, é bem próxima a entrada e o único ponto onde é preciso atenção é uma escada que prenderam na pedra que está quase quebrando (não é necessário ir a este ponto). São cachoeiras tranquilas, porém a água estava muito fria quando fomos e não entramos.

Escada Quebrada


Cachoeira da Escada


Após passar as primeiras cachoeiras, você vai chegar em uma enorme árvore que fica próxima à ponte de pedra, que é o ponto de partida para começar a subida para os mirantes. Logo após passar a ponte, poucos metros no plano existe um ponto de água onde há uma bifurcação: à esquerda para a trilha Montanha e à direita para a trilha do Pinhal, fomos pela esquerda na subida. Neste ponto começa a subida que exige um pouco de esforço físico, mas mesmo assim é bem tranquila e aberta a trilha.


Árvore Gigante


Esse caminho passa pelos 3 mirantes: Pouso do Rochedo, Pedra da Divisa e Cruzeiro. Esse último é o mais alto e possui o famoso Cruzeiro, lá de cima é possível ver toda a Serra da Mantiqueira e no fundo dá pra ver alguns prédios de São José dos Campos.

Mirante do Cruzeiro

Na volta fomos pelo caminho do Pinhal, que é possível realizar o desvio em uma grande clareira que existe no meio da trilha. Neste caminho passamos por uma gruta e existem alguns pontos que estava escorregando bastante, por causa da chuva do dia anterior, então cuidado nesse ponto.


Após chegar na ponte de pedra seguimos pelo outro lado para passar pelas últimas 3 cachoeiras, essa parte possui a maior cachoeira e na minha opinião a mais bonita, a cachoeira Sta. Bárbara. Após o final basta seguir de volta para a rua e seguir sentido à recepção onde parou o carro.


Cachoeira Sta. Bárbara

Quando ir a São Francisco Xavier?

A Serra da Mantiqueira normalmente é um destino para relaxar e curtir o friozinho, por isso normalmente é um destino procurado nos meses de Junho, Julho e Agosto. Porém se o intuito é curtir as cachoeiras é bom ir no verão ou algum final de semana de calor, pois as cachoeiras ficam escondidas na mata e a água é bem gelada.

Para mais informações, estamos:

No instagram @viajunto.oficial

No Youtube

You May Also Like

0 comments