Como funciona os tênis de trilha + Review Porus Cardume
Quando se vai fazer uma trilha escolher um bom calçado é importante, porém muitas vezes é algo ignorado e a escolha sempre é usar o que está mais fácil, daí vale tudo, tênis, sandália, chinelo, o que estiver na frente. Mas não deveria ser assim, as trilhas trazem perigos, como ataques de bichos, terrenos e pedras escorregadios, folhas cortantes, podem cruzar o seu caminho.
Normalmente um bom tênis dá conta do recado, mas ele pode não ser recomendado para terrenos muito escorregadios, com água, no frio ou até mesmo no calor, onde um chinelo ou uma sandália pode ser mais confortável, porém alguns lugares exigem um calçado fechado e para cada situação existe um calçado adaptado.
Neste post vamos falar um pouco dos calçados anfíbios, que são bem versáteis e servem muito bem em quase todas as trilhas do nosso país tropical. Um calçado leve, confortável e o principal, seca muito rápido.
Por ser um calçado bem leve, ele não esquenta muito. Apesar de poder ser utilizado com meias para um maior conforto, é completamente possível e indicado utilizar sem meias, principalmente para quando molhar os pés.
Com solado parecido com o de um chinelo, mas fechado, ele possui uma boa aderência ao solo, testado em diversos terrenos mostrados no vídeo acima, evitando quedas e escorregões, e é bem indicado para andar sobre pedras dentro d'água como em travessias de rios ou cachoeiras, com aderência muito melhor do que se estiver descalço.
Normalmente quando se vai entrar na água, tiramos o calçado, para não ter que ficar o resto do dia com o pé molhado e demorando vários dias para secar totalmente. O tênis da Porus possui alguns pequenos furos no fundo que realizam uma rápida drenagem logo que sair da água, tirando todo o excesso, além disso seu tecido leve possui rápida secagem, podendo continuar sua trilha tranquilamente sem enrugar os pés ficando apenas levemente úmido e secando completamente em poucas horas.
Sua rápida secagem também é uma vantagem na hora de lavar. Normalmente ao fazer trilhas, voltamos com o tênis todo sujo de barro, e por isso é necessário lavar, e dependendo do clima e de onde fica para secar, pode demorar vários dias e até ficar com cheiro de mofo. Por isso um tênis que pode secar em apenas um dia ajuda muito, lembrando que fora do pé a secagem pode demorar um pouco mais.
Por ser um tênis com solado fino, apesar de ter uma boa aderência, acaba escorregando em terrenos muito escorregadios como muito barrentos, por exemplo. Seu solado fino também acaba não sendo muito confortável para andar na cidade em calçadas e ruas asfaltadas, por isso é bom levar um tênis normal para andar na cidade.
Outro ponto a se considerar é que por ser um calçado baixo, o tornozelo acaba ficando exposto para ataques de pequenos insetos como formigas, então lembrar de passar repelente nessa parte.
Para mais informações, estamos:
No instagram @viajunto.oficial
0 comments