Roteiro 2 dias Monte Verde - MG

by - 10.12.20

 

A Serra da Mantiqueira é o ponto onde se divide São Paulo e Minas Gerais, do lado de São Paulo temos a famosa Campos do Jordão e do lado de Minas temos o pequeno distrito de Monte Verde, pertencente ao município de Camanducaia, que cresce ano após ano e é um ótimo destino para quem quer curtir um friozinho na serra.

 

Tiramos um final de semana para curtir a serra no início da Primavera. A cidade possui um enorme termômetro na avenida principal para registrar as baixas temperaturas que chegam a menos de 0 graus celsius no inverno. Nesta avenida também estão diversos restaurantes e comércios para vender todos os tipos de lembrancinhas e principalmente comidas, fondue, queijos, doces de leite, chocolates, destino ideal para quem quer curtir uma boa gastronomia. Também é possível realizar algumas trilhas e curtir um pouco de aventura na Fazenda Radical.

 

Esta viagem foi realizada em Setembro de 2018.


Nosso roteiro de 2 dias em Monte Verde

Vídeo - Roteiro 2 dias Monte Verde

Para aproveitar mais o final de semana, saímos na sexta-feira logo após o trabalho, chegando a noite na cidade de Camanducaia, assim não perderíamos tempo com deslocamento no sábado de manhã. Para chegar seguimos pela Rod. Fernão Dias por cerca de 120km depois uma serrinha de 30km que foi uma aventura pra andar a noite. Demoramos cerca de 3 horas e o valor do pedágio é bem baixo, R$4,70.

Trajeto Monte Verde com praças de pedágio informações tiradas do site https://qualp.com.br/

Dia 1

Trilhas Monte Verde


Acordamos cedo para fazer as trilhas. Subindo pela Avenida da Montanha, existe um estacionamento que é pago, mas também é possível estacionar um pouco mais afastado na estrada, a estrada é de terra e um pouco íngreme, mas conseguimos chegar em um carro 1.0. Deste estacionamento começa 5 trilhas: Trilha da Pedra Partida, Pedra Redonda, Chapéu do Bispo, Platô e Pico do Selado.

Como queríamos ir para o Pico do Selado seguimos sentido Chapéu do Bispo é um pequeno circuito de 650m bem fácil e rápido. O Chapéu do Bispo são uma formação com mais de 10 pedras que formam esse formato, é uma pedra bem alta. Chegando lá é possível subir nas pedras por uma rampa, porém não fomos, existe risco de queda.

Platô

A partir desse ponto é uma trilha mais extensa 5km ida e volta, então é necessário um pouco de condicionamento físico, a trilha é bem demarcada e não há grandes desníveis. Na ida tivemos um pequeno contratempo, e encontramos 2 cavalos e aparentemente para proteger o filhote, o maior veio atrás da gente, demos a volta entre as árvores e despistamos ele, na volta eles não estavam mais lá.

Esta trilha tem 2 pontos de interesse, na base do Pico do Selado existe uma grande rocha rachada ao meio e o Pico do Selado em si que dá pra ver toda a extensão da Serra da Mantiqueira, de um lado SP e do outro MG.

Pico do Selado

A rocha rachada fica um pouco fora da trilha e passamos direto, porém na volta acabamos encontrando um grupo que também estava procurando pela rocha e conseguimos encontrá-la. Dando a volta na pedra existe um local onde é possível escalar na pedra, chegando na parte de cima é possível realizar um salto para o outro lado da rocha, EXISTE RISCO DE QUEDA, o vão possui 70 cm e tem 5m de altura, onde fica o Livro do Cume, onde é possível deixar sua assinatura e marcar sua visita.


Pedra Rachada

Livro do Cume

Na volta pensamos em ir para as outras 2 trilhas, porém como já passava da hora do almoço, decidimos ir embora, fica para uma próxima visita.

Cervejaria Fritz

Voltando para a cidade seguimos para a Cervejaria Fritz para marcar uma visita à fábrica e pagamos a entrada R$40,00 por pessoa. À tarde quando chegou nosso horário conhecemos o processo de fermentação e produção da cerveja, ganhamos uma pequena degustação de cada tipo de cerveja e ganhamos 2 garrafas aleatórias (vimos relatos que às vezes eles trocam caso seja pedido).

 

A noite demos uma volta na avenida principal e escolhemos um local para comer um fondue em uma galeria.


Dia 2

Gressoney Chocolates


De manhã demos uma última volta na avenida para comprar alguns doces para levar e passamos na fábrica de chocolates Gressoney, onde é possível ver a produção do chocolate por uma janela de vidro e escolher entre as inúmeras opções de chocolates.

Fazenda Radical

Na volta para São Paulo, no meio da serra de volta para Camanducaia, existe um lugar chamado Fazenda Radical, existem diversas placas no caminho, tanto de ida quanto de volta, indicando a entrada. Neste lugar existem várias atividades para fazer que podem ser encontrados no site.

 

Decidimos fazer a mega tirolesa, deixamos os pertences na recepção, são 550m pra ir e depois de subir um pequeno morro e mais 500 m de volta, a vista é maravilhosa e a sensação única.

 

Depois disso fomos fazer o passeio de quadriciclo, apesar deles pedirem para reservar com antecedência conseguimos fechar na hora mesmo. O passeio é feito por uma empresa terceirizada e fica em um terreno próximo à fazenda Radical, um rapaz veio nos buscar e fomos seguindo ele até o local que fica os quadriciclos.

 

Chegando lá, existe um espaço onde eles dão as primeiras instruções e é possível circular por alguns minutos para treinar, depois de juntar o grupo seguimos em fila pelo percurso atrás do instrutor, o percurso é cheio de subidas e descidas no meio das árvores passando por alguns mirantes e pontos onde o instrutor tira fotos para você.


Quadriciclo

Quando ir a Monte Verde?


A Serra da Mantiqueira normalmente é um destino para relaxar e curtir o friozinho, por isso normalmente é um destino procurado nos meses de Junho, Julho e Agosto. Nesses meses é perfeito para curtir os restaurantes da avenida principal, comer um fondue e muito chocolate, além é claro de curtir um chalezinho com lareira a dois.


Para mais informações, estamos:

No instagram @viajunto.oficial

No Youtube

You May Also Like

0 comments