Essa cidade ao sul de Santiago, abriga o vulcão mais ativo da América do Sul, o imponente vulcão Villarrica que é possível além de subir até sua cratera, também esquiar no inverno. Além disso, a cidade abriga diversas outras atividades na natureza, como trilhas, tirolesas, canoagem e até mesmo termas com águas aquecidas pelo vulcão.
Esta viagem foi realizada em Agosto de 2023.
Como chegar
Localizada à 800km ao sul de Santiago, a cidade de Pucon pode ser alcançada com uma viagem de 8h30 de carro, 11h de ônibus ou um pouco mais de 1h de avião até o aeroporto de Temuco, e depois seguir de transfer por mais 2h, que foi a nossa escolha, o transfer, contratado diretamente no aeroporto custou 15.000 CLP (R$90,00).
Passeios
Os principais pontos turísticos de Pucon são:
Subida ao Vulcão Villarrica
Centro de Ski Pillan
Termas Geometricas
Parque Nacional Huequehue
Huilo Huilo
Lagunas Andinas
Ojos del Caburgua
Salto El Leon
Cuevas Vulcanicas
Lago Caburgua
Subida ao Vulcão Villarrica
Com certeza a principal atração da cidade, o Vulcão Villarrica, o mais ativo da América do Sul, com 2.860m de altitude é possível subir até o sua cratera, desde que o alerta de segurança esteja no verde, para conferir, entre em contato com o Departamento de Turismo de Pucón (+56 99874-7592), quando fomos estava em alerta amarelo, que significa que podia chegar até uns 2.100m de altitude, por isso desanimamos e não subimos. Um mês após nossa visita, o vulcão entrou em erupção e foi acionado o alerta laranja que evacuou todos que vivem até 8km da cratera.
Para subir o vulcão, além de muito preparo físico para encarar as 5h de trilha morro acima, no inverno pode demorar mais por causa da neve, é necessário contratar uma agência, que vai fornecer todo o equipamento e suporte necessário, chegamos a fechar com a Ermitaño Expedições (+56 97121-0109), mas devido a chuva, nossa subida acabou sendo cancelada e por causa do alerta amarelo decidimos não remarcar. Lembrando que por ser um passeio muito concorrido, é recomendável realizar uma reserva com antecedência, esse passeio também só ocorre com condições climáticas perfeitas, por isso tente marcar logo no começo da viagem para caso seja necessário remarcar a data.
Além disso, é possível subir outros vulcões na região, como o Lanin, o mais alto, 3.776m, Quetrupillan e o Llaima.
Centro de Ski Pillan
Termas Geométricas
Parque Nacional Huerquehue
Huilo Huilo
Lagunas Andinas
Ojos del Caburgua
Salto El León
Cuevas Volcanicas
Lago Caburgua
Onde se hospedar?
Ficamos hospedados no Hostal Maitahue, há apenas 10 min do centro, um local simples, porém aconchegante, com aquecimento (essencial para quem vai no inverno), cozinha com todos os utensílios, a única parte ruim foi que o quarto com duas camas de solteiro tinha que utilizar o banheiro compartilhado, mas fomos muito bem recebidos pela Domitila que era uma ótima guia turística. Pagamos 26.250 CLP (R$157,50) a diária.
Quando ir à Pucón?
Para mais informações, estamos:
No instagram @viajunto.oficial
No Youtube